Closets Organizados

Dedicar um ambiente da casa para guardar e organizar as roupas e acessórios é uma prática cada vez mais recorrente. Com o mercado imobiliário em constante renovação, há muitos imóveis que contemplam no projeto um espaço para closet e deixam os dormitórios com áreas enxutas, o que justifica o crescente número de pessoas com closet em suas casas. Se você quer fazer um closet novo ou reformar o closet existente, essas dicas vão lhe ajudar.

Closet Branco Panorâmico

Os armários do closet devem proporcionar aproveitamento máximo dos espaços, por isso eles devem ocupar as paredes do piso até o teto. Para planejar as divisórias, é importante que esteja bem claro qual é o real número de peças que deverá ser guardada no closet e o espaço que será necessário para mantê-lo organizado. Eu costumo solicitar aos clientes que listem suas peças de roupas e sapatos com o respectivo número de itens. Naturalmente, haverá uma margem de segurança.  Dessa forma, projeto todas as divisórias com planejamento de quais objetos e a quantidade que será devidamente guardada.

Se o closet terá ou não portas é uma escolha pessoal. A opção de manter tudo aberto, sem portas facilita muito no momento de se vestir. Porém, as roupas constantemente expostas ficam menos protegidas de poeira e de incidência da iluminação, que pode descolorir os tecidos com o passar do tempo. Existe a possibilidade de fechar com portas de vidro transparente, que protege e permite a visualização. Se a opção for usar portas, a melhor alternativa são aquelas com funcionamento de correr. Elas não ocupam espaço quando abertas e podem ser projetadas com largas dimensões que permitem a amplitude visual do que está guardado.

Além das roupas e sapatos, o closet deve acomodar acessórios e bijuterias. Gavetas com as frentes transparentes sejam em acrílico ou vidro permitem melhor visualização do interior e facilita que as peças sejam encontradas. Cintos enrolados e guardados lado a lado nas gavetas ficam mais bem organizados que pendurados. A mesma organização serve para as gravatas.

O closet é também a sala de vestir, então espelhos e iluminação abundante são fundamentais. Veja bem que iluminação abundante não significa ofuscante e, visto que as roupas são sensíveis à exposição contínua à luz, o indicado é usar lâmpadas de led. O led não aquece e pode ser instalado nas prateleiras sob a forma de fita, que permitirá a iluminação específica de alguns espaços e cria uma estética muito interessante com nichos iluminados.

closet branco com leds

O piso ideal seria um carpete macio e confortável para poder pisar descalço com muita comodidade. Porém, o clima da nossa região é úmido e há grande incidência de pessoas com alergias respiratórias. Se esse for o seu caso, descarte o carpete e opte por um piso de madeira. Os pisos frios como o porcelanato não são indicados para o closet. Ter um pufe para poder utilizar no momento de colocar os sapatos proporciona conforto e ainda pode ser um objeto de design que levará charme ao closet.

Depois do closet pronto, vem o desafio de mantê-lo organizado. Por isso, no momento do projeto, opte por praticidade. Outra dica interessante de especialistas em organização é de que ao comprar uma nova peça de roupa ou sapato, as pessoas devem doar alguma que já não usam mais. Dessa forma, o closet poderá ser mantido com o espaço suficiente para que as roupas não fiquem apertadas nem amassadas.

closet 2 closet preto

 

 

As imagens foram coletadas do site www.harpersbazaar.com

Compartilhe!

Contato

051 99658 6888

vanessa@vanessacravo.com.br
Atendimento em Porto Alegre e Torres com hora marcada