Ambientes Sofisticados

Nos projetos de Arquitetura e Design, é comum os clientes procurarem por profissionais que tornem seus ambientes sofisticados. Sem dúvida, é uma característica que agrada a maioria das pessoas. Mas como obter o resultado esperado? O que deve ser levado em consideração para se ter um ambiente sofisticado? Quão sofisticado quero meu ambiente?

 

Essas são questões que devem entrar no planejamento do projeto. Quando falamos de arquitetura, decoração e design, o planejamento é fundamental. Sair comprando objetos indiscriminadamente pode ser uma grande armadilha, visto que na sua casa ou ambiente comercial eles podem não parecer tão interessantes quanto na loja. Isso acontece porque geralmente nas lojas os ambientes são maiores, a iluminação é direcionada aos produtos e eles estão inseridos num ambiente com móveis e outros objetos que não são exatamente aqueles que você tem no seu apartamento, casa ou local comercial. Comprar todos aqueles móveis e objetos que encantam nos expositores pode tornar o seu ambiente muito denso, pesado mesmo, passando a sensação de um ambiente cansativo.

 

Um espaço nunca será realmente sofisticado se não for confortável visualmente aos seus usuários, por mais que se invista nele. A máxima “menos é mais” é muito verdadeira. É importante que haja um equilíbrio entre os elementos para que o ambiente passe a sensação desejada.

 

Para atingirmos o equilíbrio, devemos pensar nas cores das paredes, dos estofados e dos objetos. Cores vibrantes podem se encaixar em um ambiente sofisticado, desde que bem dosadas, assim como itens rústicos. Mas para quem não quiser errar, escolher cores sóbrias facilitará o caminho. Os acabamentos também devem ser combinados: mesclar brilho com fosco e variações de tons da mesma cor trabalhadas em diferentes texturas são uma receita que enriquecerá seu ambiente, mas nunca esqueça: sem exageros.

 

Um projeto de iluminação que valorize todos esses cuidados que temos ao fazer as escolhas potencializará o resultado. Qualquer cristal perde a graça sob uma luz branca, de lâmpada fluorescente, sem vida. A iluminação é ponto determinante para o resultado do projeto.

 

Sou uma entusiasta dos detalhes nos projetos porque sei que são a “cereja do bolo” na arquitetura. Com eles bem projetados, o trabalho vai ser realmente aquilo que o cliente e eu sonhamos. Por isso tenho dicas de alguns curingas que podem conferir um ar sofisticado à decoração do seu ambiente: cristais, espelhos e objetos em prata são clássicos que nunca caem em desuso. As suas aplicações e formas podem variar ao longo dos anos, mas são itens que conferem beleza e requinte onde forem utilizados.

 

Benefícios da Arquiteta

Detalhe do criado mudo criado pela arq. Vanessa Cravo

 

Ao fazer as escolhas e compra de móveis e objetos, nunca abra mão do conforto. Saiba que a estética não está somente no que os olhos são capazes de captar, mas sim em todas as sensações que despertam em nós ao entrarmos em um ambiente. As sensações de bem estar e de conforto são fundamentais em todos os espaços para que o nosso cérebro o perceba como bonito e até sofisticado e assim todos sintam-se bem ali. Por isso, nunca abra mão do conforto nas suas escolhas. Ambientes com muitos objetos e “frufrus” passam da linha do sofisticado e podem pecar pelo excesso, seja de informação ou de formalidade.

 

 

3

Mesa de Centro com Design da arq. Vanessa Cravo.

Compartilhe!

Contato

051 99658 6888

vanessa@vanessacravo.com.br
Atendimento em Porto Alegre e Torres com hora marcada