A importância de contratar um arquiteto

Muitas vezes as pessoas me perguntam sobre as atribuições profissionais dos arquitetos e quais as vantagens em contratar esse profissional para a sua construção ou renovação de ambientes.

Pensando nisso, resolvi esclarecer como é ofício dos arquitetos e quais as vantagens em ter esse profissional ao seu lado.

 

Além do projeto arquitetônico, todos os arquitetos são habilitados legalmente a elaborar e gerenciar projetos das instalações elétricas e hidrossanitárisas, cálculo estrutural , design de interiores e paisagismo. Por isso, é comum encontrar arquitetos que trabalham com projetos de diversos escopos, mas também aqueles que atuam somente em uma área.

 

O trabalho do arquiteto vai muito além da questão estética, que é um dos principais objetivos do projeto. Até chegar ao resultado final, diversas condicionantes são avaliadas para que os ambientes criados funcionem perfeitamente para os seus usuários. Itens como iluminação (natural e artificial), ventilação, funcionalidade e conforto devem ser contemplados nos projetos arquitetônicos e de interiores para que haja a sensação de bem-estar e de beleza.

 

Mas só o projeto muito bem elaborado não é suficiente para termos todas essas vantagens em casa, no escritório, no condomínio ou no jardim. Aqueles que já passaram pela experiência de uma obra sabem a dificuldade que é atingir o resultado do projeto, ao ter que gerenciar tantos profissionais para executarem os diversos serviços necessários para chegar ao resultado esperado. Na fase de execução do projeto, o arquiteto é um grande aliado. Pois ele vai planejar e gerenciar todos os serviços da obra.

 

ambiente_vanessa_cravo

 

Projeto de Interiores da Arquiteta Vanessa Cravo.

O planejamento é fundamental para que não surjam problemas desnecessários como atrasos e custos excedentes. O profissional indicará os fornecedores e fará o gerenciamento de todas as atividades na sua obra, seja uma construção ou um projeto de interiores o que possibilita que o cliente não se envolva diretamente com cada situação da obra e reduz significativamente o estresse.

 

Costumo dizer aos clientes que todo o processo projeto+obra deve ser algo prazeroso, afinal é o momento de realização de um sonho. Contratar um arquiteto é ter um agente facilitador ao seu lado para essa realização.

 

Diferentemente de buscar uma loja de móveis e contar com o designer projetista da empresa onde o foco é o mobiliário e todo o resto fica em segundo plano, o arquiteto vai lhe proporcionar o projeto do todo e possibilitar que sejam feitos orçamentos com diferentes fornecedores, o que permite a redução dos custos e a escolha de boas empresas. Com o arquiteto, o seu projeto será totalmente pensado desde a obra (construção ou reforma), passando pela escolha dos acabamentos até a decoração. Você vai começar as obras sabendo exatamente qual será o resultado final.

 

Dicas para fazer a escolha e contratação do arquiteto:

– Procure saber quais serviços o profissional pode lhe oferecer;

– Pesquise os trabalhos já executados;

– Veja o currículo do profissional;

– Marque um encontro com o arquiteto e exponha pessoalmente as suas necessidades para o projeto. Desta forma, ele saberá como o trabalho deverá ser realizado para atingir a sua satisfação;

 

– Antes de assinar o contrato, certifique-se de que tudo o que foi tratado consta ali, pois este será um guia para ambas as partes durante todo o processo.

 

Agora, você estará pronto para curtir o projeto e enfrentar uma obra sem incômodos.

 

 

perspectiva_projeto3d

Compartilhe!

Contato

051 99658 6888

vanessa@vanessacravo.com.br
Atendimento em Porto Alegre e Torres com hora marcada